Editais e Convênios

LEI Nº 11.788/08 - O que é estágio, quem pode participar de programas de estágio e em quais condições? Quais são as exigências que recaem sobre as empresas e instituições de ensino? A resposta a essas perguntas está no conjunto de leis que regulamentam a atividade. A Lei nº 11.788/08, a chamada Lei do Estágio, mantém a característica do estágio como atividade sem vínculo empregatício e a necessidade do auxílio dos agentes de integração.


Também traz inovações significativas, tais como:

Previsão do estágio, obrigatório ou não, como parte do projeto pedagógico do curso;

Exigência de apresentação, pelo estagiário, de relatório de atividades do estágio;
 

Permissão para que profissionais liberais de nível superior ofereçam estágio;
 

Definição das obrigações da instituição de ensino no acompanhamento do estágio;
 

Previsão de trinta dias de recesso para o estagiário;
 

Delimitação de limite da jornada de estágio em seis horas para os estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular e de quatro horas para estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
 

Determinação do número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal da empresa concedente, que pode chegar a 20%, caso haja mais de vinte e cinco empregados. Essa disposição não se aplica aos estágios de nível superior e de nível médio profissional.
 

As mudanças atingem as relações, os processos e as atividades relativas ao estágio. A adaptação às novas regras demandará esforço e tempo e o comprometimento de todos. Apesar disso, o IEL tem certeza de que a nova lei trará benefícios substanciais à atividade do estágio, com o reconhecimento do seu caráter educativo, a defesa dos direitos do estudante e a definição dos papéis de cada parte envolvida. É o fim do estágio sem compromisso com a formação profissional e o exercício da cidadania.



Arquivos para Downloads

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Wix Facebook page
Acompanhe-nos nas redes sociais!

© 2012 Sistema Indústria Roraima - IEL